últimas vagas serão definidas nesta semana

últimas vagas serão definidas nesta semana

últimas vagas serão definidas nesta semana

Naquela que será a ultima Data Fifa destinada a jogos das eliminatórias para Copa do Mundo, seleções de todos os continentes buscarão garantir vaga no Mundial do Catar. Embora 19 equipes já tenham garantido presença no torneio, restam ainda 13 vagas a serem definidas.

Se na América do Sul quatro seleções já estão classificadas para Copa, o mesmo não acontece na eliminatórias dos países da América Central e do Norte. Lá, apenas o Canada está garantido. EUA e México não garantiram presença matematicamente, mas bastam empatar na última rodada ou torcer para que Costa Rica não vença.

A seleção costa-riquenha já tem a oportunidade na repescagem alcançada. Para conseguir vaga direta, precisaria golerar os EUA para melhorar o saldo de gols ou torcer para que o México perca para El Salvador.

Read:  La Federación Rusa de Fútbol apelará el fallo que la excluía de Qatar 2022

Ao contrário da Conmebol, que possibilita vagas do 1° ao 4 lugar, na Concacaf são apenas três, com o quarto lugar precisando passar por repescagem, semelhante ao que acontece com quem fica em 5° nas eliminatórias sul-americanas.

Classificação Concacaf restando duas rodadas para o fim

1 Canadá – 28 pts
2 Estados Unidos – 25 pts
3 México – 25 pts
4 Costa Rica – 22 pts
5 Panamá – 18 pts
6 El Salvador – 10 pts
7 Jamaica – 8 pts
8 Honduras – 4 pts

Em se tratando de América do Sul, o Peru, com 21 pontos, ocupa a quinta colocação e disputaria a repescagem. Em sexto, aparece a Colômbia, com 20 pontos. Correndo por fora, aparece o Chile (7º lugar), com 19 pontos. Na última rodada, as postulantes terão os seguintes jogos:

Peru x Paraguai
Venezuela x Colômbia
Chile x Uruguai

Vagas europeias

No velho continente, restam apenas três vagas, que serão definidas por meio dos seguintes confrontos: Portugal x Macedônia do Norte; Polônia x Suécia e País de Gales x o vencedor de Escócia x Ucrânia, que não tem data para acontecer em razão da guerra que acontece no país do leste europeu.

Read:  Por invasão à Ucrânia, Schalke 04 rompe com estatal russa após 15 anos

Os duelos que definirão quem garante vaga no Catar acontecem na próxima terça-feira (29/3), a partir das 15h45. Em caso de empate, haverá prorrogação e, por fim, cobrança de pênaltis caso persista a igualdade no placar.

Na África

No continente africano, a fase final para saber quem vai a Copa começou na última sexta-feira. A seleção do Egito, de Mohamed Salah, venceu em casa a equipe de Senegal, do atacante Sadio Mané. A volta acontece na próxima terça feira. Confira outras jogos na Africa que valem vaga na mundial.

Nigéria x Gana
Argélia x Camarões
Marrocos x Congo
Tunísia x Mali

Read:  Ganso garante estar 'mais que 100%' antes de jogo decisivo do Fluminense na Sul-Americana
Tudo decidido na Ásia

As equipes que disputam as eliminatórias asiáticas já foram decididas. Coreia do Sul, Irã, Japão e Arábia Saudita são as representantes do continente.

Terceiro lugar no Grupo B, a Austrália optou por se filiar à Confederação Asiática de Futebol em 2006 e não conseguiu se classificar. Porém ainda tem chance de participar da repescagem contra o representante sul-americano. Para isso, precisar vencer Emirados Árabes ou Iraque, que disputam a terceira posição do grupo A nesta semana.

Oceania

Nas eliminatórias da Oceania, a final será na próxima quarta-feira (30/3) entre Ilhas Salomão x Nova Zelândia. No entanto, quem vencer não terá vaga dieta no Catar. Antes disso, precisará passar pela repescagem contra o quarto colocado da Concacaf.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.