A ordem dos filmes da franquia Chucky

A ordem dos filmes da franquia Chucky

A ordem dos filmes da franquia Chucky

Uma das franquias de terror slasher mais famosas e duradouras do cinema, Chucky teve seu primeiro filme lançado originalmente no final dos anos 80, mas conseguiu se manter popular, inclusive entre as gerações mais novas. Para quem está pensando em maratonar a franquia, mas não sabe qual é a ordem correta dos filmes, explicamos abaixo como funciona a cronologia da série Chucky e em quais serviços suas produções estão disponíveis.




O Brinquedo Assassino 2

O Brinquedo Assassino 2

Foto: Divulgação / Universal Pictures / Tecnoblog

Chamado no Brasil de Brinquedo Assassino, o primeiro filme da franquia Chucky chegou aos cinemas em 1988. Contando a história de um boneco que está tomado pelo espírito de um serial killer e vai parar nas mãos de um garotinho, o longa-metragem foi um grande sucesso de bilheteria, conquistando logo de cara um público bastante fiel.

Sua boa recepção nos cinemas fez com que logo a produção ganhasse mais duas sequências – uma em 1990 e outra em 1991 -, todas com roteiro de Don Mancini, o criador do famoso personagem. Esses três filmes ficaram conhecidos como a trilogia original da franquia e, além do gênero terror, introduziram também o humor satírico em alguns momentos da sua trama.

Ano Filme Direção Streaming
1988 Brinquedo Assassino Tom Holland MGM
1990 Brinquedo Assassino 2 John Lafia OiPlay e NOW
1991 Brinquedo Assassino 3 Jack Bender Netflix, OiPlay e Star+

No final da década de 90, com o personagem já tendo se tornado um ícone da cultura pop, a franquia foi resgatada, agora apenas sob o nome de Chucky. Quatro novas sequências da história foram lançadas, todas tendo Don Mancini novamente como roteirista e intensificando o tom de humor sombrio da série.

Ano Filme Direção Streaming
1998 A Noiva de Chucky Ronny Yu
2004 O Filho de Chucky Don Mancini Netflix e Star+
2013 A Maldição de Chucky Don Mancini Netflix, Star+ e OiPlay
2017 O Culto de Chucky Don Mancini

Em 2019, sob direção de Lars Klevberg e roteiro de Tyler Burton Smith, foi a vez de um reboot da franquia desembarcar nos cinemas. Servindo como um reinício da série, esta nova versão deixava de lado a clássica imagem do boneco dos outros longas e apresentava um Chucky futurista, vivido sob a pele de uma inteligência artificial.

Ano Filme Direção Streaming
2019 Brinquedo Assassino Lars Klevberg Telecine, NOW e Prime Video

A série Chucky

Além de gerar produtos em outras mídias, como jogos de videogame e quadrinhos, a franquia Chucky foi parar também na TV, através de uma série de mesmo nome.

Transmitida nos EUA pelos canais pagos Syfy e USA Network, ela foi lançada em outubro de 2021, com uma trama que é sequencial a do sétimo filme da franquia, O Culto de Chucky (2017).

Com uma primeira temporada de oito episódios, a série alcançou nota 70 no Metacritic e já teve uma segunda temporada confirmada para estrear em 2022.

No Brasil, ela pode ser assistida através da plataforma Star+, que estreou seus episódios semanalmente, praticamente em tempo real com os EUA.

A ordem dos filmes da franquia Chucky

Read:  Sarmiento derrotó a Unión en Junín